O mundo vem passando por um processo de transição nutricional caracterizado pelo declínio da subnutrição e aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade. Essa transformação deve-se a questões econômicas, sociais e demográficas, que consequentemente influenciam no perfil de saúde das pessoas.
Além do sobrepeso e obesidade a transição nutricional também é responsável por desencadear as denominadas doenças crônicas não transmissíveis, conhecidas como doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial etc.
Os autos índices de excesso de peso e obesidade da população brasileira são causados são causados pelas mudanças nos padrões alimentares.
O estilo de vida, a diminuição da prática de atividade física, bem como fatores ambientais também tem contribuído para essas alterações.
Com a correria da rotina diária, as pessoas passaram a consumir maior quantidade de alimentos ultraprocessados e industrializados mudando assim o comportamento e hábitos alimentares.
Comportamento alimentar é um conjunto de ações relacionados ao alimento, que envolve desde a escolha até a ingestão da comida. Já o hábito alimentar é caracterizado pela repetição do ato. Ou seja, o comportamento alimentar promove o hábito alimentar.
Atualmente a obesidade é considerada uma doença crônica e corresponde a uma epidemia global. No Brasil, estudos demonstram um aumento na velocidade de crescimento da obesidade, determinando grande impacto na saúde pública.
Geralmente, as pessoas obesas comem excessivamente quando se sentem mal emocionalmente, que é o que chamamos de comer emocional.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) apresenta maior evidência cientifica para trabalhar emagrecimento e obesidade.
A TCC auxilia na modificação do comportamento alimentar e o manejo dos pensamentos promovendo uma reestruturação cognitiva.
No contexto do tratamento da obesidade, somente uma real mudança nos hábitos alimentares e nos comportamentos pode levar a manutenção do peso ideal e, consequentemente uma melhor qualidade de vida.
O tratamento por meio da TCC, permite também que as pessoas obesas possam resgatar uma convivência social saudável e sua autoestima em decorrência dos benefícios advindos do tratamento.