A avaliação neuropsicológica compreende na aplicação de uma série de entrevistas, testes e questionários utilizados para investigar a organização cerebral do sujeito, e suas relações com seu comportamento. Compreende na avaliação de memória, funções executivas e atencionais, praxia, linguagem, funções intelectuais, dentre outras.
Seus resultados permitem: auxiliar o diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos; observar de forma quantitativa os prejuízos das alterações cognitivas em seus comportamentos e vida diária; facilitar tratamentos psiquiátricos e neurológicos; auxiliar na tomada de decisão no caso de perícias psicológicas forenses, habilitação de pilotos para voar e laudos para funcionários afastados por acidente de trabalho.
As avaliações são feitas individualmente, em um número aproximado de 8 sessões, com duração de 1 hora cada. No caso de crianças e adolescentes, a entrevista com os pais ou responsável anteriormente é imprescindível. Se tratando de adulto ou idoso, solicitamos a presença de um familiar ou cuidador próximo na primeira sessão. Sua procura pode ser espontânea, mediante encaminhamento médico, escolar ou a pedido da empresa.